Estratégias bioclimáticas para o Brasil – (Módulo I/Workshop)

Ministrado por Cesar Capasso

São muitos os processos e as etapas dos trabalhos aos quais os arquitetos, designers e outros profissionais da criação estão submetidos no seu dia a dia. Também são várias as competências e habilidades necessárias para desenvolvê-los.

O aprendizado nestas áreas depende diretamente do exercício de conceituação, criação, modelagem e comunicação da ideia, e se faz de forma gradual e compartilhada.

Desenvolver estas habilidades é uma tarefa de longo prazo.

A proposta do “Jump Design” é criar um cenário focado nas questões fundamentais das etapas de um projeto, num tempo extremamente reduzido e com recursos limitados.

Neste cenário a expressão que escolhemos para sintetizar a metodologia é “FALAR FAZENDO”.

Esperamos que estas vivências intensas impulsionem os participantes na busca da excelência na criação, modelagem e comunicação de suas propostas.

ObjetivosApresentaçãoMetodologiaPúblico alvoAdesão e Matrícula

Produzir uma análise que elenque as principais diretrizes e estratégias para o desenvolvimento de projetos de edifícios residenciais que se utilizem de condicionamento térmico passivo, em cada uma das zonas bioclimáticas brasileiras.

Discutir as características do clima brasileiro de forma dinâmica e prática.

Estudar as bases para o desenvolvimento de projetos bioclimáticos no território Brasileiro.

São muitos os desafios e oportunidades atuais que se apresentam aos arquitetos e urbanistas, um dos mais instigantes é o condicionamento térmico passivo de edifícios.

Uma das bases do Projeto Bioclimático é considerar que as estratégias de condicionamento para o balanço térmico do edifício devem privilegiar as ações de projeto em relação à correções com uso de equipamentos.

Para que isso seja possível é necessário que diretrizes e estratégias sejam incorporadas no partido arquitetônico desde a sua concepção.

A proposta “Jump Design” é concentrar 8 horas de atividades na discussão das questões fundamentais para a viabilização do condicionamento térmico passivo, aplicados a projetos habitacionais no território brasileiro, apresentando diretrizes e estratégias adequadas para cada zona bioclimática.

Neste primeiro módulo pretendemos impulsionar os participantes no desenvolvimento de suas competências para análises qualitativas que nortearão o partido arquitetônico.

A partir do google earth será apresentado de forma dinâmica um sobrevôo no território brasileiro com ênfase na discussão dos biomas, climas e tipologias de urbanização (incluindo índices de densidade populacional e taxa de urbanização).

Serão apresentados os limites territoriais das zonas bioclimáticas brasileiras em vigor e as que estão em discussão, com a apresentação da carta bioclimática elaborada para cada capital do país.

Serão realizadas discussões sobre as estratégias bioclimáticas e as formas de incorporação destas em projetos de edifícios.

A apresentação será enriquecida com estudos de casos de cada uma das estratégias de condicionamento térmico passivo apresentada.

Estudantes e profissionais recém formados de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores ou Engenharia Civil.

Datas:

Turma 01: Sábado, 14 de Abril (8 horas, Integral) – das 09:00h às 18:00h com uma hora de intervalo para almoço

Turma 02: Sábado, 13 de Junho (8 horas, Integral) – das 09:00h às 18:00h com uma hora de intervalo para almoço

Valor do Investimento: R$180,00.

Formas de pagamento: em até duas vezes sem juros via PagSeguro.






Caso tenha interesse pelo workshop, mas não possa comparecer na data prevista ou deseje fechar uma turma em horário e data específicos, nos avise! Preencha a ficha de agendamento localizada aqui.