Gestão do Ambiente Escolar – Conforto e Educação Ambiental

Ministrado por Cesar Capasso

Arquiteto e Urbanista desde 1986, Professor de Faculdades de Arquitetura e Urbanismo desde 1995, Mestre em Ciências Ambientais desde 2005, sócio proprietário da Vector Ambiental (www.vectorambiental.com.br) desde 2006.

Dados GeraisAdesão e MatrículaObjetivosJustificativasMetodologiaReferências BibliográficasDúvidas e Informações

Curso Livre

Área de Conhecimento: Gestão Ambiental do Espaço Construído

Público Alvo: Arquitetos, engenheiros, técnicos, estudantes e demais interessados em gestão ambiental de edifícios.

Início em 08/07/2016 e término em 09/09/2016

Duração: 10 Aulas (Sextas-Feiras)

Carga Horária: 42 horas (40 horas presenciais e 2 horas de atividades extra aula)

Horário: das 18:00h às 22:00h

Valor do investimento: R$720,00.
Forma de pagamento: em até duas vezes sem juros.
Estamos formando nova turma. Preencha o formulário clicando aqui.
Apresentar os temas conforto ambiental e educação ambiental no recorte do espaço construído, nos conteúdos relacionados diretamente ao desenvolvimento de ações educativas, culturais, de lazer e esportes que compõem o universo básico do ambiente escolar.
Apresentar as principais metodologias que objetivam a análise da pós-ocupação de ambientes escolares.
Discutir as condições ambientais acústicas, lumínicas, higrotérmicas e antropodinâmicas necessárias ao bom desenvolvimento das atividades educacionais.
Discutir a racionalização do uso de energia elétrica e do consumo de água nas atividades do dia-a-dia das unidades educacionais.
Discutir as condições de conforto dos usuários dos espaços educacionais, a saber, professores, alunos, funcionários da administração e operação.
Discutir a capacitação dos responsáveis pela gestão e operação do espaço para as através da capacitação.
Apresentar os instrumentos de diagnóstico, planejamento e gestão das condições ambientais dos espaços dedicados ao desenvolvimento de atividades relacionadas ao uso do educacional.
Discutir a gestão e operação do espaço como instrumento de educação ambiental para alunos e para a comunidade que utiliza o espaço, visando a melhoria das condições ambientais e a disseminação destas práticas.
Apresentar os procedimentos que permitem a obtenção da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE – Selagem Procel).
Apresentar programas planejamento e gestão que considerem a manutenção preventiva, manutenção corretiva, de controle do desempenho, do controle do consumo de energia e de água.
Planejar ações que permitam aos participantes do curso incorporar os conceitos e práticas estudados no seu dia-a-dia.
O espaço cuja atividade principal é a educação necessita de condições específicas para o bom desenvolvimento das tarefas relacionadas ao ensino, pesquisa, lazer, esporte e atividades culturais. Os investimentos na construção dos espaços destinados a estas atividades nem sempre levam em consideração todos os aspectos do conforto ambiental de seus usuários, e, a necessária economia de energia e racionalização do consumo de água.
Mesmo quando a construção obedece aos condicionantes acústicos, lumínicos, higrotérmicos e antropodinâmicos é necessário que o processo de gestão deste espaço seja eficiente, e, mantenha os ambientes adequados às mudanças que se fazem necessárias no seu dia-a-dia. A capacitação de profissionais e usuários destes espaços aos processos de gestão do ruído e controle acústico, dos sistemas de iluminação natural e artificial, de controle das condições térmicas dos ambientes, do controle do uso de água e energia é importantíssima. Ela permite o bom funcionamento da unidade e que conceitos de conforto e educação ambiental utilizem o espaço como instrumento didático, que dissemina à comunidade acadêmica os conceitos de desenvolvimento sustentável.
Para esta capacitação a discussão deve ser desenvolvida de forma a estabelecer claramente as condições mínimas necessárias ao bom desempenho dos espaços educacionais, e apresentar ações que podem ser implantadas para o diagnóstico das condições atuais, para o planejamento de ações corretivas das não conformidades e para a gestão deste processo de educação ambiental.
O método de trabalho utilizará:
• Recursos bibliográficos (leitura de artigos que tratam das questões pertinentes ao temário);
• Recursos audiovisuais (apresentações que tratam das questões conceituais e práticas pertinentes ao temário nos programas Microsoft Power Point, Word e Excel e vídeos);
• Discussões em ambiente virtual do tipo “fórum” (sobre a prática da aplicação de ações de gestão ambiental dos espaços);
• Discussões em sala de aula (dirigidas pelo professor responsável);

 

Mecanismos de avaliação individual:
• Presença mínima exigida nas aulas (75%);
1. FROTA, Anésia, SCHIFFER, Sueli. Manual de Conforto Térmico. São Paulo: Nobel, 1987.
2. LAMBERTS. Roberto, et al. Eficiência Energética na Arquitetura. São Paulo: PW, 1997.
3. RIVERO, Roberto. Arquitetura e Clima. Condicionamento Térmico Natural. Porto Alegre: Luzzato, 1985.
4. ROMERO, Marta. Princípios Bioclimáticos para o Desenho Urbano. São Paulo: Projeto, 1988.
5. MASCARO, LUCIA – Energia na Edificação- estratégias para minimizar o seu consumo – São Paulo – Projeto – 1991.

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