Representação Arquitetônica com uso de lápis e canetas sobre papel (Workshop)

Ministrado por Cesar Capasso

São muitos os processos e as etapas dos trabalhos aos quais os arquitetos, designers e outros profissionais da criação estão submetidos no seu dia a dia. Também são várias as competências e habilidades necessárias para desenvolvê-los.

O aprendizado nestas áreas depende diretamente do exercício de conceituação, criação, modelagem e comunicação da ideia, e se faz de forma gradual e compartilhada.

Desenvolver estas habilidades é uma tarefa de longo prazo.

A proposta do “Jump Design” é criar um cenário focado nas questões fundamentais das etapas de um projeto, num tempo extremamente reduzido e com recursos limitados.

Neste cenário a expressão que escolhemos para sintetizar a metodologia é “FALAR FAZENDO”.

Esperamos que estas vivências intensas impulsionem os participantes na busca da excelência na criação, modelagem e comunicação de suas propostas.

ObjetivosApresentaçãoMetodologiaPré-requisitos e Materiais NecessáriosAdesão e Matrícula

Exercitar a linguagem do desenho integrado a pequenos textos e informações quantitativas como instrumento de comunicação de um estudo de Arquitetura e Urbanismo.

Integrar a representação em pranchas padrão com linguagem uniforme e que permita a compreensão da proposta do edifício, do paisagismo e do entorno urbano no qual está inserido.

Produzir em oito horas um conjunto de pranchas que apresente um projeto de uma residência unifamiliar com ênfase na apresentação de seu partido arquitetônico, volumetria, sistema construtivo, integração dos espaços internos com os externos e com a cidade.

O material gráfico será completado de informações textuais e planilhas tais como pequeno memorial justificativo, memorial de quantidades básicas e cronograma de execução.

No trabalho de arquitetura e urbanismo a compreensão da mensagem pelos envolvidos no processo de concepção e desenvolvimento da proposta é tão importante quanto a proposta em si.

Desde o início a proposta será analisada por diversos players, colegas e parceiros envolvidos no desenvolvimento do trabalho (arquitetos, engenheiros e outros técnicos) e clientes (construtores, incorporadores ou até mesmo leigos).

Preparamos três workshops cujo objetivo principal é desenvolver habilidades para a comunicação de propostas arquitetônicas.

Em cada um deles será utilizado um instrumento: Desenho sobre papel com uso de lápis e caneta, desenho com uso de AutoCad (2d) e maquete eletrônica com uso de Sketchup.

O instrumento fundamental para o sucesso da compreensão da mensagem é a apresentação 2d, seja sobre papel ou vista num monitor. Ela deve ser objetiva, clara, apresentar as informações essenciais favorecendo que a proposta seja entendida por todos, analisada, discutida e refinada.

A proposta “Jump Design” é concentrar 8 horas de atividades nas questões fundamentais da etapa de apresentação e comunicação de um estudo preliminar de um projeto arquitetônico.

Para permitir o formato “workshop com 8 horas” apresentaremos um estudo de caso de uma residência unifamiliar que será objeto do trabalho prático a ser desenvolvido por cada participante. Veja a descrição completa na aba “metodologia e inovação”.

Apresentação de programa de necessidades, maquete física, fotos e imagens do entorno do estudo de caso que será utilizado no workshop.

Discussão sobre os aspectos principais do estudo de caso que são fundamentais para a transmissão da mensagem que será produzida em 2d pelo participante.

Apresentação do formato das pranchas a serem produzidas.

Discussões em grupo e individuais que definirão a quantidade e o layout de cada prancha a ser produzida por cada um dos participantes.

Assistência individual no desenvolvimento das pranchas durante a sua execução.

Todo o processo será acompanhado de discussões que remeterão os participantes a refletirem sobre a comunicação de um estudo de Arquitetura e Urbanismo.

Para o workshop sugerimos que o o participante esteja cursando pelo menos o segundo ano de Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Civil.

O trabalho será desenvolvido a partir de desenhos, é desejável que o participante tenha alguma experiência na confecção de croquis e desenhos em planta, corte e elevação, porém, o orientador do workshop auxiliará a todos na representação gráfica das pranchas.

Materiais: régua ou escalímetro, esquadros, lapiseira, borracha, canetas, estilete ou tesoura.

Datas:

Turma 01: 04 de Maio (8 horas, Integral) – das 09:00h às 18:00h com uma hora de intervalo para almoço

Valor do Investimento: R$270,00.

Formas de pagamento: em até duas vezes sem juros via PagSeguro.

Para fazer sua inscrição preencha a ficha localizada aqui.

Caso tenha interesse pelo workshop, mas não possa comparecer na data prevista ou deseje fechar uma turma em horário e data específicos, nos avise! Preencha a ficha de agendamento localizada aqui.